sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Eleanor & Park

Hellou my friends! 

Muita gente já falou desse livro, mas eu tinha que declarar meu amor por ele também. Já citei o livro em outros posts (aqui e aqui), um falando sobre a capa linda da obra e outro falando sobre os personagens.


Primeiramente, tenho que falar: Eleanor e Park não é um romance perfeito e idealista. Ele pode ser cruel. Não pelos personagens em si, mas o contexto em que eles estão inseridos... Mas não pensem vocês, que por se tratar de um romance passado na High School, os grandes problemas vêm da escola. Não, não... nada de garotas populares ameaçando o amor do casal (talvez um leve toque disso, mas não o principal).


O romance é caracterizado pela forma na qual os personagens tornaram-se resultantes pelo contexto familiar (principalmente) e escolar. Toda aquela hierarquia e famoso topic de bullying de high school continua presente, mas o que mais me chama na obra é a vida conturbada de Eleanor, completamente confusa e que parece sem pilares... Uma mãe que é encurralada pela dominação do marido, padastro de Eleanor; um pai extremamente ausente e distante e um padastro (fdp) cruel. Em meio a uma escola nova e sem amigos, a garota, que havia passado 1 ano fora de casa depois que o padrasto a expulsara, enfrenta o desafio de enfrentar o inferno dentro e fora de casa. O início nada mágico e nada romântico de Eleanor e Park é o que dá o toque e a graça da evolução do amor dos dois.

Poderia caracterizar a história como um amor extremamente maduro e uma história cheia de complexos. É uma daquelas obras que você se apaixona pelo jeito do casal, pela forma de demonstrar amor no não-amor. Eleanor é uma garota ruiva com um cabelo tão caótico e conturbado quanto sua vida (OLÁ CACHEADA). Park é um garoto com ascendências ~orientais~ apaixonado por quadrinhos. É nesse misturar de características, quadrinhos, The Smiths e Beatles, que a aproximação ocorre despretensiosa e quase imperceptível. Um amor que não leva em conta as aparências. Um amor que é constantemente questionado por "por quês" de tão "insano"

Os capítulos são intercalados pelas visões de Eleanor e Park em relação à vida e aos acontecimentos, o que deixa a história ainda mais envolvente!

Ainda não terminei de ler, por isso não tirarei outras conclusões... só sei dizer que tô a-m-a-n-d-o
S2
Recomendo muito!

Ariana Magalhães

2 comentários:

  1. Ameii a dica Ariana, vou colocar na minha lista
    Super beijo ;)

    http://poemanaocaidemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ah esse livro deve ser mt legal! ja faz um tempo que to querendo ler ele
    bom final de semana lindona

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir