segunda-feira, 28 de julho de 2014

Rainha do crime e dos mistérios: Agatha Christie

Olá pessoas! Primeiramente, deixo claro aqui que: não, nunca fui de ler livros de mistérios, crimes, assassinatos, investigações e todo esse mundo que descobri ser tão fascinante. Acho até, que o Assassinato de Roger Ackroyd é o primeiro livro desse estilo que leio e me sinto extraordinariamente burra por ter demorado tanto tempo a me aventurar nesse estilo.


  1. Quebrou todos os meus preceitos sobre aquilo que eu achava aceitável, ou não.
  2. Me ensinou um pouco sobre o psíquico monstruoso de algumas pessoas.
  3. Me surpreendeu de forma absurda no final. SE VOCÊ ADIVINHAR O VERDADEIRO ASSASSINO, merece (...pensando...) palmas. Oh.
Peguei esse livro emprestado e terminei em menos de uma semana. Antes, estive lendo Anna e o Beijo francês, livro sobre o qual sairá a próxima resenha, da minha fantástica autora Stephanie Perkins <3. Agora estou lendo Cidades de Papel, de John Green (também farei resenha sobre ele).

Mas voltando ao clássico investigativo... não sei se posso considerá-lo espécime de Sherlock Holmes, apenas pelo estilo, apesar das intensas comparações NO próprio livro. Nunca li uma obra dessa série do Sir Arthur Conan Doyle, mas não está descartada da minha booklist, HAHA

O livro se passa numa pequena cidade da Inglaterra, onde as fofocas e mexericos são intensos e parte da atração da vida local. Marcada por duas grandes famílias, Ferrars e Ackroyd, ninguém esperava que grandes coisas poderiam resultar dum suicídio, "sem motivos" aparentes, da senhora Ferrars. Diante de tanta especulação, os moradores encontram-se diante de outro mistério: o assassinato de Roger Acroyd. De fato, o que ninguém esperava, era que o mais brilhante e incrível detetive investigador, Dr. Poirot, se encontraria na cidade, inicialmente encoberto por uma casa simples e uma plantação de abóboras, mas que conseguiria mudar os rumos das falsas verdades expostas pelas investigações e desmascarar não só as intenções do crime, mas todos os pensamentos maldosos e acontecimentos encobertos pelos familiares e empregados do grande Roger Ackroyd.

O principal ponto do desenrolar dessa história, se encontra na carta deixada pela Sra. Ferrars, momentos antes de suicidar-se, onde revela estar sofrendo chantagem e extorsão e a pessoa-chave de sua infelicidade, sendo assim entregue ao Sr. Ackroyd, que acompanhado por Dr. Sheppard, seu amigo íntimo, testemunha confiável e viva de que a carta reveladora existia. É a carta que redesenha o destino de Ackroyd, que fora morto (e literalmente apunhalado pelas costas) para não entregar o culpado para a justiça.

São muitos que fazem os motivos deste ser considerado o livro mais fantástico de Agatha Christie. Nada é o que parece, o mínimo dos detalhes faz-se fundamental e é a junção das pequenas partes que monta a grande verdade. Além disso, é marcante a fantástica ideologia de Dr. Poirot: numa investigação policial, não deve-se acreditar naquilo que é dito, mas nos fatos.

O que mais eu poderia dizer deste livro é que: ele te prende do início ao fim! É impossível não querer saber o que vem depois, ou que pista surgirá a seguir para você mesma bancar uma de Dr. Poirot e tentar decifrar todo esse mistério, que apresenta uma lógica simples e à primeira vista indecifrável. É um livro que trabalha muito com a tua mente e é O fim para os curiosos (oi eu).

Entra na minha lista de favoritos sem precisar pensar muito! ~ironia~ 


Até mais, galere!
Beijos,
Ariana Magalhães

10 comentários:

  1. Os livros da Agatha Christie são sensacionais.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li livros dessa autora e também nunca fui de me aventurar em histórias de assassinato até ler o livro ecos da morte rsrs Gostei da história, quem sabe quando minha coragem voltar eu procuro para ler. Beijoos linda :)

    www.lacerejinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma autora sensacional! Eu amo e recomendo muito Vic!

      Beijão

      Excluir
  3. parece ser ótimos livros ^^
    beijoos

    http://manguitarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. parrece ser bom eu conheço a autora e sempre gostei dos livros dela agora nao sei esse
    beijos

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia parece se muito bom. Há estou seguindo aqui, beijos.

    Blog Ninitas Ousadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo! Que bom, obrigada minha linda!

      Beijos

      Excluir